Brasil Society
Sobre a Brasil Society

O que fazer em Santiago, no Chile, em 3 dias?

Confira 3 passeios imperdíveis, para 3 dias inesquecíveis em Santiago!

Pretende viajar ou já tem sua viagem marcada? Pois bem, se o seu destino for Santiago, no Chile, haverá muito o que fazer. Santiago, além de ser uma cidade maravilhosa, com vista de encher os olhos para a Cordilheira dos Andes, oferece múltiplas opções de passeios para ampliar a experiência local.

Os passeios que apresento aqui são dicas excelentes do que fazer em Santiago, especialmente se você tem pouco tempo nessa cidade dos sonhos. Mas se acaso tempo não for um problema, então, você tem aqui 3 passeios imperdíveis e que garantirão movimento em sua agenda por 3 dias entre Santiago e arredores…

E mais do que isso, um mix de experiências para que você possa apreciar a natureza e, também, aspectos da cultura local. E se você estiver procurando por hotel em Santiago, ao final do post faço uma indicação que vale a pena estudar, para tornar essa viagem ainda mais incrível. Confira!

Minha última experiência em Santiago

Estive em Santiago algumas vezes a trabalho, exceto pela última vez, quando pude ir por lazer. E, naquele momento, o propósito foi completamente inusitado e teve relação com os astros. Isso mesmo! Minha astróloga Virgínia Camargo receitou Santiago como plano da minha Revolução Solar. Isso significava que exatamente no meu aniversário, em 13 de dezembro de 2017, era lá que eu deveria estar. Mas essa é uma outra história…

O fato é que estar em Santiago, naquele momento, me fez sentir presenteada pelo Universo. Além de essa cidade ser maravilhosa, a paisagem incrível que a rodeia me proporcionou sentimentos muito elevados. Assim, eu pude voltar para casa com as energias totalmente renovadas! Espero que você sinta o mesmo!

Agora vamos às dicas de passeios que experienciei, durante essa mesma viagem:

Dica 1. Cajón Del Maipo – Natureza estonteante!

Geograficamente, Cajón del Maipo é um canyon localizado na parte sudeste da Cordilheira dos Andes, região Metropolitana de Santiago, no Chile. Essa água de cor verde estonteante que você vê na foto é Embalse del Yeso, um reservatório encrustado entre as montanhas, formado pelo represamento do rio Yeso, parte da bacia do rio Maipo… Um espelho d’água límpido e potável que abastece a cidade de Santiago.

Cajón del Maipo não é exatamente um destino, mas sim um passeio imperdível para quem estiver em Santiago. Recomendo que ele seja feito através de agência, porque não é tão simples o acesso até lá. São aproximadamente 2 horas de viagem por uma estrada tortuosa e, dependendo da época do ano, alguns pontos podem apresentar-se mais perigosos. Sendo assim, os guias turísticos locais tornam essa pequena aventura mais segura.

Outra recomendação importante para esse passeio é: converse com sua agência e verifique a necessidade de traje de banho. Digo isso porque, durante as caminhadas entre as montanhas, nós passamos pelos poços de águas termais e, dependendo da época do ano, turistas podem aproveitar os banhos relaxantes, enquanto apreciam a paisagem que é impressionante!

O passeio leva o dia todo, da manhã ao fim do dia. É um pouco cansativo, mas junto com os guias nós fazemos uma parada para recarregarmos as baterias. Eles se encarregam de levar certa infraestrutura, incluindo comes e bebes, sem deixar faltar o delicioso vinho chileno!

Dica 2. La Chascona – Fundação Pablo Neruda

Pablo Neruda (Chile, 1904-1973) é um dos poetas modernistas mais importantes da história da literatura internacional. Teve papel importante no exercício político de sua época e foi condecorado com diversos prêmios: em 1953 (mesmo ano em que “La Chascona” foi construída) recebeu o Prêmio Lenin da Paz; em 1965 lhe foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford, Grã-Bretanha; em 1971 recebeu o Nobel de Literatura. Viva ao poeta!

“La Chascona”, assim apelidada pelo próprio poeta, foi a casa construída (1953) por Pablo Neruda para encontrar-se clandestinamente com Matilde Urrutia, o grande amor de sua vida. Foi à Matilde Urrutia que Neruda dedicou um de seus poemas mais famosos, intitulado “Os Versos do Capitão”. Matilde foi sua terceira mulher e foi em La Chascona que viveram juntos até o seu falecimento, em 1973.

Neruda faleceu de câncer em pleno regime militar. O poeta, que havia passado longos anos em carreira diplomática, após golpe encabeçado pelo general Augusto Pinochet, teve sua casa invadida, saqueada, seus livros incendiados…

Foi Matilde Urrutia quem trabalhou na recuperação da casa, enquanto lá viveu até a sua morte em 1985.  Atualmente a casa é um museu projetado para difundir a vida do poeta ao lado de sua amada. Durante a visitação, nós temos acesso aos ambientes mais íntimos do casal. Dessa forma, conseguimos captar um pouco da aura em que viveram e criaram, juntos.

Quem ama história e arte não pode deixar de visitar La Chascona, museu na antiga casa de Pablo Neruda.

Dica 3. Tour & Wine – Visita à vinícola Santa Carolina

Outro passeio imperdível é o Tour & Wine da vinícola Santa Carolina. Eu tive o prazer de realizá-lo assessorada pela “Tourism Manager” Andrea Morris Keller, que me deu toda a atenção, transformando o passeio numa experiência bem diferenciada!

Ele começa em meio aos belos jardins do casarão em estilo colonial – o que por si só já vale a visita! Dentro do casarão, nós visitamos as adegas, e é justamente lá que acontecem as deliciosas degustações do verdadeiro vinho Chileno. A experiência nos coloca realmente submersos nesse maravilhoso aspecto da cultura chilena.  

Entre o deslocamento de Santiago até o casarão da vinícola, incluindo o passeio, é necessário que reservemos umas 4 horas do dia.

Procurando por hotel em Santiago? Tenho uma dica:

Para finalizar, aproveito para indicar um super hotel. Se acaso você procura conforto, ambiente moderno e badalado e pretende fazer dessa viagem um momento mais do que perfeito – a dois ou sozinho (a), essa é a opção ideal! Conheça o Hotel W Santigo.

E aqui ficam as minhas dicas para quem está de passagem comprada ou pretende conhecer Santiago e arredores. Que sua viagem seja, também, inesquecível!!

Te vejo no próximo post!

#dicasdesantiago #passeiosemsantiago #cajondelmaipo #embalsedelyeso #lachascona #casadepabloneruda #vinicolasantacarolina #tour&wineSantiago #tour&wineChile #oquefazeremsantiago

São Paulo, 16 de novembro de 2018

© Brasil Society por Ale Lima 2019

Brasil Society